Inovação: sua empresa hoje é uma empresa ÁGUIA, GALINHA ou AVESTRUZ?

Inovação: qual destas 3 imagens representa sua empresa?

Inovar significa inventar algo novo ou renovar algo que já existia.

Mas o que temos visto por aí com frequência são empresas tentando simplesmente REPETIR o MESMO, esperando resultados melhores.

Empresas com resultados positivos consistentes entendem a importância da evolução e da inovação.

Se o ambiente muda, a empresa precisa aprender a ser ágil e reagir rapidamente, de maneira ESTRATÉGICA, TÁTICA e OPERACIONAL.

Não adianta só um dos 3 – os 3 precisam estar alinhados no processo de inovação.

Por isso a questão da Águia, Galinha, Avestruz.

  • Empresa Águia: altamente inovadora.

  • Empresa Galinha: empacada, igual a todo mundo.

  • Empresa Avestruz: defasada – quando aparece um problema ou situação negativa, enfia a cabeça no buraco e espera que ele magicamente vá embora.

O ato de inovar significa a necessidade de criar caminhos ou estratégias diferentes para atingir determinado objetivo. Inovar é inventar, sejam ideias, processos, ferramentas ou serviços.

E quando a gente fala de inovar, não estamos falando necessariamente de inventar um novo produto ou serviço. Você pode inovar sim nessa área, mas pode inovar também no marketing, no jeito como administra a empresa, e em como faz a gestão da sua equipe de vendas.

Inovação é também sinônimo de adaptação. Para que sua empresa possa obter resultados e continuar na “batalha” no mercado, as inovações são essenciais para que possam se moldar às mudanças.

Nessa linha da INOVAÇÃO, Larry Keeley escreveu um livro que considero essencial para quem quer prosperar em mercados cada vez mais competitivos: Os 10 tipos de inovação (DVS Editora).

No seu livro ele cita os 10 tipos de inovação que realmente fazem diferença numa empresa.

  • Inovações de Modelos de LUCRO: como exatamente a sua empresa ganha dinheiro?

  • Inovações no Network: como sua empresa se conecta com mercado para criar e entregar valor?

  • Inovações de Estrutura: como sua empresa organiza e alinha talentos/pessoas e ativos disponíveis.

  • Inovações de Processos: quais métodos, processos e atividades sua empresa aplica para criar e entregar valor?

  • Inovações de Produtos: quais características/funcionalidades distinguem o que você vende?

  • Inovações de SISTEMA de produtos: quais produtos/serviços complementares você oferece?

  • Inovações de SERVIÇOS: como você dá suporte e amplifica o valor que cria e entrega a clientes?

  • Inovações de CANAIS: como você se comunica, vende, atende e entrega os produtos/serviços/soluções aos clientes?

  • Inovações de MARCA (branding): como você apresenta e reforça seu posicionamento de mercado?

  • Inovações de ENGAJAMENTO de CLIENTES: como você cria e reforça conexões mais profundas e experiências diferenciadas com clientes?

Faça um teste rápido então: revise a lista acima e dê-se uma nota de 0 a 10 em cada um destes pontos.

Resultados:

  • De 80 a 100 pontos: ÁGUIA.
  • De 60 a 78 pontos: GALINHA.
  • Abaixo de 60 pontos: AVESTRUZ.

Na ExpoVendaMais, vou conduzir um workshop onde vamos trabalhar juntos nessas questões:

  • Como sua empresa está em relação ao seu processo de inovação?

  • Onde realmente estão melhores que os concorrentes?

  • Onde estão atrás/defasados em relação aos concorrentes?

  • Em quais áreas os clientes estão demandando melhorias?

  • Quais áreas seriam PRIORIDADE no processo de melhoria/inovação?

  • Existe consenso na diretoria/gestão em relação a isso?

  • Existe senso de urgência?

  • Existe apoio interno para o processo de mudança?

  • Próximos passos/plano de ação?

Entende como CADA UM DESTES PONTOS deve ser trabalhado nas suas próximas reuniões de planejamento estratégico?

Cada um destes pontos é uma saída, um potencial caminho, uma forma de inovar, renovar, diferenciar.

A verdade é a seguinte: num mercado cada vez mais competitivo, com cada vez mais concorrentes (e mais agressivos), você só tem duas opções.

  • Ou baixa preços e torna-se o fornecedor mais barato do mercado.

  • Ou inova e trabalha para criar e REFORÇAR diferenciais competitivos (reforçar é importante – nada é mais triste do que uma empresa ter diferenciais claros mas a equipe comercial não trabalhar isso e só ficar falando de descontos e preço).

Para quem sabe que precisa se diferenciar, inovação é o caminho.

Essa é apenas uma das apresentações que teremos na ExpoVM, maior evento de gestão, liderança e estratégia comercial do Brasil.

É sobre isso que vamos falar na ExpoVM: Gestão, estratégia, liderança na área comercial.

É o maior evento do Brasil 100% focado nesse tema. Formato diferenciado, com mesas redondas (você não vai para assistir, você vai para FAZER), muita interação, participação e troca.

11 áreas onde prometo que vamos ajudar você, sua equipe comercial e sua empresa a evoluírem na ExpoVM:

  • Evolução da sua estratégia comercial

  • Evolução do seu posicionamento no mercado

  • Evolução de diferenciais competitivos

  • Evolução de atendimento a clientes

  • Evolução de ferramentas e aplicativos sendo usados na sua área comercial

  • Evolução de processos da área comercial

  • Evolução de indicadores utilizados para acompanhar, cobrar e dar feedback aos vendedores

  • Evolução de mindset da gestão e da equipe de vendas

  • Evolução do engajamento com a equipe de vendas e com o resto da empresa

  • Evolução da comunicação e gestão da equipe comercial

  • Evolução de resultados – foco forte em rentabilidade

Este é um convite pessoal meu para você vir participar da ExpoVM, caso tenha interesse nos assuntos acima e seja diretor, gestor ou líder da área comercial da sua empresa.

Espero ver seu nome em breve nessa lista VIP que são os inscritos na ExpoVM 2019, falando de EVOLUÇÃO e sobre como se adaptar e aproveitar as mudanças econômicas, políticas, culturais, sociais e tecnológicas que estão impactando fortemente os resultados da área comercial.

Teremos na edição de Outubro da ExpoVM 2019 apresentações, debates e exercícios sobre:

  • Cenário atual e tendências

  • Treinamento da equipe comercial

  • Indicadores para a área comercial

  • Execução de planejamento na área comercial

  • Novas tecnologias, ferramentas e aplicativos disponíveis

  • Gestão de uma equipe campeã de vendas

  • Evolução em Vendas: o que realmente mudou nos últimos 10 anos (e o que não mudou)

  • Melhores práticas e apresentação de casos reais de transformação/evolução

  • Como adaptar/implantar isso na sua própria empresa, dentro da sua própria realidade, no seu próprio mercado/setor.

Em cada workshop teremos:

  • Ferramentas de diagnóstico/avaliação +

  • Roda/visualização gráfica do cenário atual +

  • Ferramentas de priorização/auxílio na tomada de decisão +

  • Plano de ação para sua realidade específica.

Caso queira fazer sua inscrição ou queira mais informações sobre a ExpoVM, clique neste botão:

Abraço, boas vendas e vamos evoluir na área de vendas!

Raul Candeloro
Diretor
www.expovendamais.com.br

P.S Caso queira fazer a inscrição de duas ou mais pessoas da sua empresa para a ExpoVM, por favor fale com o Jean (jean@vendamais.com.br) que ele terá o maior prazer em ajuda-lo/a.

PS 2: Como você está nesta imagem?

Inovação: qual destas 3 imagens representa sua empresa?

Se está feliz com sua posição e quer reforçar e melhorar ainda mais… venha para a ExpoVM ver como fazer isso de maneira rentável e SUSTENTÁVEL.

Se está insatisfeito/a com o resultado e sabe que PRECISA MELHORAR… então nem perca mais tempo e faça imediatamente sua inscrição – com certeza vai virar seus resultados em 2020.

Informações e inscrições: www.expovendamais.com.br