Histórico – 2011

[singlepic id=200 w=200 float=right]Dez especialistas ensinaram sobre o futuro, clientes, indicações e muito mais!

Um dos momentos mais aguardados por quem ama gestão em vendas durou três dias, ocorrendo de 17 a 19 de outubro, em Curitiba (PR). A ExpoVendaMais repetiu, em 2011, o sucesso de 2010, ao colocar o público sentado em mesas-redondas, para gerar mais discussões e troca de contatos, além da novidade das rodadas de negócios promovida a cada intervalo em parceria com Ancham.

Quem esteve nesses três dias intensos de debates levou muitas lições para casa, trazidas por especialistas de renome nacional e internacional. Confira aqui um pouco do que foi visto por quem esteve presente no evento!

2020 – O futuro Desejável
Sua organização desenvolveu a visão estratégica necessária para navegar pela década que se inicia? Segundo o palestrante Ricardo Neves, esta década (2011-2020) será um tempo de profundas mudanças, um tempo de ruptura como nunca houve desde o início da Revolução Industrial. Ele apresentou, no primeiro dia do evento, os desafios, riscos e oportunidades que as empresas e seus líderes devem se preparar para enfrentar, navegando pela década que estamos iniciando com destino a 2020.

O primeiro e o último contato do cliente com sua empresa: sua equipe!
Fernando Lucena, presidente e principal consultor do Grupo Friedman, fez com que o público presente no auditório da ExpoVendaMais não tivesse apenas a oportunidade de se divertir com os péssimos exemplos de atendimento e anticases de marketing comentados por ele, como ensinou muito sobre qual é, ou ao menos deveria ser, o maior diferencial de toda empresa: as pessoas.

Vendas e marketing na era digital
Nesta última década, temos presenciado a inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas em todas as classes sociais. O mercado mudou e, nesse cenário, o consumidor deixa de ser apenas alvo, transformando-se também em mídia e gerador de mídia. Como está o relacionamento de sua empresa com os clientes? Ela é um sucesso na era digital? Em um debate dinâmico e interativo, Francisco Britto (publicitário, jornalista, articulista e autor de livros de negócios) sentou ao lado de especialistas, profissionais do mercado e os inscritos, discutindo a importância estratégica do marketing e das vendas e as melhores práticas nesse novo contexto.

Excelência na Gestão do Relacionamento com Clientes
Waldez Ludwig é professor, consultor em gestão empresarial e palestrante. Planejamento, metas, liderança, diferenciação, inovação. Esses foram alguns dos temas abordados por Ludwig, que, mesmo enfrentando problemas de saúde, marcou presença na ExpoVendaMais 2011. “Não invistam em qualidade em primeiro lugar”, foi uma das frases inusitadas do palestrante. Ludwig defendeu que investir em qualidade é levar a empresa à falência, mesmo se os clientes estiverem satisfeitos. O indicado é investir, primeiramente, em estratégia. A atitude do vendedor, segundo Ludwig, é o que pode diferenciar uma marca e fazê-la conhecida.

Venda e lucre mais com o mecanismo das indicações
O poder da propaganda e das campanhas chamativas de marketing está em decadência. Fazer com que sua marca caia na boca do povo, no bom sentido, é o sonho dourado de todo empresário e homem de marketing. Quando isso acontece, a propaganda boca a boca consolida a imagem da marca e cria numa comunidade de consumidores uma confiança no produto ou serviço em um grau que é difícil de obter com as ações tradicionais. Nesta palestra, o especialista internacional John Jantsch apresentou técnicas práticas para aproveitar o poder das indicações e garantir um fluxo constante de novos clientes.

Gestão em Vendas – Parte I
Estratégia, Liderança e Processos
Com uma metodologia desenvolvida exclusivamente por Raúl Candeloro e pela Solução Comercial, braço de consultoria da VendaMais em sociedade com Marcelo Caetano, os dois palestrantes, juntamente a Fábio Fiorini, apresentaram neste worshop as melhores práticas de gestão comercial para o cliente comprar mais de uma empresa – muito mais! Os participantes debateram entre si, realizaram exercícios, dinâmicas e tiveram acesso a ferramentas para colocar em prática os conceitos apresentados.

Gestão em Vendas – Parte II
Equipes e Clientes
Na sequência do workshop, os focos das discussões de Raúl Candeloro, Fábio Fiorini e Marcelo Caetano, com a participação efetiva do público, foram equipes e clientes, como a empresa trabalha esses dois itens e que ferramentas podem ser usadas para fazer uma gestão mais eficaz de ambos. Alguns questionamento feitos que fizeram a plateia refletir:

  • Sua empresa está, de verdade, preocupada em manter clientes?
  • Você tem algum controle desse processo (a forma que usa para mensurar quantos clientes tem, quantos são mantidos, perdidos, etc.)?
  • Você tenta “reativar” clientes antes que eles se tornem inativos?
  • Aliás, qual é o tempo estabelecido na sua empresa para que um cliente se torne inativo?

Palestra gratuita
Inovação e tecnologia: ganhe tempo e dinheiro!
Em 2011, a novidade foi uma palestra bônus para os participantes. Luciane Dalmolin, gerente regional de vendas da Dell, e Fernando Kimura, consultor de tecnologia para pequenas e médias empresas da Microsoft Brasil e realiza ações para o segmento SMB, falaram de como a tecnologia pode transformar seus negócios. Mesmo sedo à noite, fora do horário de cronograma, muitos pessoas participaram, mostrando grande interesse pelos assuntos tratados no evento.

Da oportunidade ao êxito
Mario Sergio Cortella, filósofo, mestre e doutor em educação, fechou a ExpoVendaMais 2011 e levou os participantes a refletirem sobre como lidam com os riscos e desafios naturais dos processos de mudanças. “Qual é a tua obra?”, perguntou Cortella várias vezes durante a apresentação. A questão, que dá nome ao seu novo livro, estimulou as pessoas a pensar sobre o que fazem com as nossas vidas – vivem no presente e aproveitam as oportunidades ou vivem com os pés no passado, deixando a vida acontecer sem tomarmos as rédeas dela? Em agradecimento ao aprendizado adquirido, a platéia aplaudiu o palestrante em pé.

ExpoVendaMais Experience
Além das palestras, durante os três dias de evento na ExpoVendaMais 2011, os participantes puderam conhecer empresas que trouxeram soluções inovadoras para vendedores e gerentes de vendas de todo o Brasil. Entre patrocinadores, apoiadores e expositores, estiveram presentes, no total, 15 empresas com estandes, produtos e novidades pertinentes à sua expertise voltada a vendas.